Atividades Regulares

Atividades Regulares

Estas são as atividades regulares da Sociedade Budista do Brasil. Além destas também realizamos eventos e celebrações especiais ao longo do ano. Acompanhe nossas novidades através do nosso blog, é lá também que avisamos caso, por alguma razão especial, uma atividade seja cancelada.

Todas as atividades da Sociedade Budista do Brasil acontecem sustentadas por generosidade, ou seja, nenhuma delas é cobrada. Todas são possíveis graças às contribuições de doadores generosos, que ajudam com a quantia que lhes for confortável e que lhes alegre o coração.

Quartas-feiras

Pūjā, Meditação e Palestra com Ajahn Mudito

Toda quarta, na Rua Alice às 19:30, há recitação de cânticos, meditação silenciosa de 40 minutos e então uma palestra com Ajahn Mudito. As palestras são feitas ao vivo pela internet e após a palestra também há a oportunidade de fazer perguntas ao Ajahn. Essa sessão é mais recomendada a pessoas que já sabem meditar e já possuem conhecimento básico sobre budismo. Aqueles que são membros do programa Amigos da SBB podem assistir a palestra em casa, ao vivo, pela internet.

Sábados

Pūjā, Meditação e Palestra

Aos sábados as atividades começam às 15:00 na Rua Alice com pūjā (recitação de textos budistas), seguida de instruções para meditação, uma palestra sobre os ensinamentos do Buddha e pequena sessão de perguntas e respostas. As palestras são dadas por um de nossos instrutores e após a palestra também há a oportunidade de fazer perguntas ao professor. Esta sessão é a mais recomendada para pessoas que estão começando a praticar meditação e ainda não possuem muito conhecimento. Aqueles que são membros do programa Amigos da SBB podem assistir a palestra em casa, ao vivo, pela internet.

Cursos Especiais

Budismo para iniciantes

Quando: todos os últimos sábados do mês, das 9h às 16h.

Inscrições através de link divulgado no site, 15 dias antes do evento.

Curso de um dia em que um de nossos instrutores apresenta os conceitos básicos do Budismo Theravada e da meditação, alternando trechos de fala, perguntas e respostas, meditações guiadas andando e na almofada.

No módulo 2, o curso traz um dia de prática de meditação mais intensiva, em silêncio ou com poucas instruções. Para participar do módulo 2 é necessário ter participado do 1o módulo ou já ter alguma familiaridade com a meditação.

Maranasati

Uma ou duas vezes por mês (agenda divulgada através de email aos participantes e convite via Facebook), sempre aos sábados, das 13h às 15h.

  • Atividade voltada aos praticantes mais experientes. Pede-se conversar com o professor antes de iniciar.
  • Nesta atividade, o professor Arthur Shaker trabalha o tema da morte, através de leitura de textos, discussões e meditações guiadas.
  • Para participar, pede-se que o praticante já tenha alguma familiaridade com a meditação e com os conceitos do Budismo.

Retiros

Durante certos períodos do ano, a SBB abre as portas para pessoas que queiram se hospedar conosco e intensificar sua prática de meditação. É uma oportunidade muito especial para que possamos conhecer e aprofundar nossa prática da meditação, vinculando-a também a aspectos mais amplos do Dhamma, os ensinamentos do Buddha. Os retiros são orientados por um monge ou um instrutor leigo experiente que conduz as práticas de meditação, ministra palestras, responde às perguntas dos participantes e concede entrevistas individuais para esclarecer pontos e dificuldades específicas.

Tudo isso se dá num ambiente cuidadosamente estruturado para que o praticante possa aprofundar sua experiência: observância do silêncio, alimentação vegetariana adequada para a situação – café da manhã, almoço e chá e/ou caldo no final do dia, diversas sessões de meditação sentada e andando, em alguns casos, yoga pela manhã e final da tarde.

Em geral, um retiro se organiza em torno de um tema amplo que é abordado prática e teoricamente a partir de várias perspectivas durante todo o período. Por fim, os praticantes contam também com o apoio da equipe de organizadores, que estarão ali para ajudar nas dificuldades que surgirem.

Como todas as atividades da SBB, os retiros também são oferecidos de forma gratuita, mas pedimos encarecidamente que as pessoas ajudem a cobrir pelo menos o custo de sua estadia e alimentação através de uma doação para que possamos continuar nosso trabalho em ajudar as pessoas a ganharem mais sabedoria e bem-estar.  Para saber mais e se inscrever em um dos nossos retiros, clique aqui.

Calendário de eventos da Sociedade Budista do Brasil

Aqui você pode acompanhar todas as atividades da Sociedade Budista do Brasil .