Atividades Regulares

Estas são as atividades regulares da Sociedade Budista do Brasil. Além destas também realizamos eventos e celebrações especiais ao longo do ano. Acompanhe nossas novidades através do nosso blog, é lá também que avisamos caso, por alguma razão especial, uma atividade seja cancelada.

Todas as atividades da Sociedade Budista do Brasil acontecem sustentadas por generosidade, ou seja, nenhuma delas é cobrada. Todas são possíveis graças às contribuições de doadores generosos, que ajudam com a quantia que lhes for confortável e que lhes alegre o coração.

Domingos

Pūjā, Meditação e Palestra

Aos domingos, as atividades acontecem das 8:00 às 9h30, na Rua Alice 1150, com pūjā (recitação de textos budistas), seguida de instruções para meditação, uma palestra sobre os ensinamentos do Buddha e pequena sessão de perguntas e respostas. As palestras são dadas por um de nossos instrutores e após a palestra também há a oportunidade de fazer perguntas. Esta sessão é também recomendada para pessoas que estão começando a praticar meditação e ainda não possuem muito conhecimento.

Retiros

Durante certos períodos do ano, a SBB organiza retiros para aqueles que querem intensificar sua prática de meditação. É uma oportunidade muito especial para que possamos conhecer e aprofundar nossa prática espiritual, vinculando-a também a aspectos mais amplos do Dhamma, os ensinamentos do Buddha. Os retiros são orientados por um monge ou um instrutor leigo experiente que conduz as práticas de meditação, ministra palestras, responde às perguntas dos participantes e concede entrevistas individuais para esclarecer pontos e dificuldades específicas.

Tudo isso se dá num ambiente cuidadosamente estruturado para que o praticante possa aprofundar sua experiência: observância do silêncio, alimentação vegetariana adequada para a situação – café da manhã, almoço e chá ao final do dia, diversas sessões de meditação sentada e andando, em alguns casos, yoga pela manhã e final da tarde.

Em geral, um retiro se organiza em torno de um tema amplo que é abordado prática e teoricamente a partir de várias perspectivas durante todo o período. Por fim, os praticantes contam também com o apoio da equipe de organizadores, que estarão ali para ajudar nas dificuldades que surgirem.

Por envolver despesas fixas altas de aluguel do centro de retiro e as refeições, não temos condições de oferecer os retiros de graça, mas sempre o fazemos sem ganhar lucro algum. O pagamento é em geral feito direto ao centro de retiros, nós apenas facilitamos o contato entre os inscritos e o centro. Mesmo que os retiros não sejam feitos com a intenção de gerar renda para nós, ainda assim pedimos encarecidamente que as pessoas ajudem fazendo uma doação para que possamos continuar nosso trabalho em ajudar as pessoas a ganharem mais sabedoria e bem-estar. Essa doação é opcional e fica a critério de cada um que valor doar. Para saber mais e se inscrever em um dos nossos retiros, clique aqui.

Atualizações por email

Receba um email sempre que houverem novidades no site.