Bem-vindo a nova fase da Sociedade Budista do Brasil!

08/06/2017

Estamos entrando em nova fase com muitas novidades. Os últimos anos foram de muitas realizações, desafios e conquistas e agora demos ainda mais um passo à frente, com planos para a criação de um mosteiro no Brasil, um grupo de voluntários ainda mais harmonioso e dedicado, novo site, rede social, visita de grandes mestres e a presença de Ajahn Mudito, agora residente no Brasil. Convidamos a todos a tomar parte nessa nova e auspiciosa etapa de nossa jornada!

Nova Sede, Novo Site, Nova Rede!

Mudamos de endereço! A SBB finalmente resolveu tomar um grande passo e abandonar o vihara em Santa Teresa. Agora nossos encontros são realizados todas as quartas e sábados na Rua Alice, 1150 (clique aqui para ver um mapa). A estrutura que pretendemos utilizar de agora em diante é ter um centro urbano no Rio de Janeiro, apenas para encontros e práticas de meditação, e mais um local afastado da cidade, para abrigar monges e leigos que queiram realizar retiros pessoais. Para mais informações sobre este projeto, acesse mosteiro.sociedadebudistadobrasil.org.

Estreamos um novo web site, refeito da cabeça aos pés, mais sucinto e bem organizado, onde todos podem se informar de forma fácil e clara sobre nossas atividades.

Agora temos uma Rede Social privada, só para nós! O acesso a essa rede será feito através de convite, e a intenção é criar um ambiente mais saudável para troca de informações e discussões sobre o Dhamma. Também é uma forma de criar maior entrosamento entre as pessoas que fazem parte da SBB. Saiba mais clicando aqui.

Programa “Amigos da SBB”

Apesar de nos sentirmos verdadeiramente abençoados por termos sido capazes de sobreviver e prosperar durante todos esses anos somente através de doações voluntárias de nossos frequentadores, um problema que sempre incomodou foi não ter como saber ao certo quanto dinheiro estaria disponível em uma dada época do ano e, portanto, sermos incapazes de fazer qualquer planejamento a médio prazo para nossas atividades. Para remediar esta situação, resolvemos lançar uma nova modalidade de contribuição mensal. Saiba mais clicando aqui.

Ajahn Mudito residindo no Brasil

Ajahn Mudito está residindo conosco desde 15 de dezembro do ano passado e não tem planos de retornar à Tailândia. Ele foi incumbido por Luang Pó Liem e pelo conselho de anciões da Forest Sangha a tentar estabelecer um mosteiro de floresta na linhagem de Ajahn Chah aqui no Brasil. Para tanto ele assumiu a presidência da SBB e irá passar o próximo vassa (de julho a outubro) na região de São Lourenço, em Minas Gerais, sondando locais para a criação do mosteiro. Mesmo estando em Minas ele continuará em contato constante com o grupo do Rio de Janeiro, realizando palestras online todas as quartas e sábados, onde as pessoas que frequentam a SBB poderão ouvir seus ensinamentos e fazer perguntas ao vivo. Para saber mais sobre o projeto do mosteiro, visite mosteiro.sociedadebudistadobrasil.org

Visitantes ilustres

Em 2017 contamos com a visita de grandes mestres, grandes seres que nos agraciaram com suas presenças.

Logo em fevereiro recebemos o já conhecido e querido por todos, Bhante Rahula, do dia 16 ao 24.

De 22 a 6 de março tivemos a presença do Venerável Appamado Bhikkhu, monge português discípulo de Luang Pó Sumedho. Ele passou alguns dias no Rio, alguns em São Paulo e conduziu o retiro de carnaval da Sociedade Vipassana de Brasília, junto com Ajahn Mudito.

Em abril recebemos a mais honrada presença de Tahn Chao Khun Rajabhavana Vigrom, Luang Pó Liem, o atual abade e líder da Sangha de discípulos de Ajahn Chah. Foi ele quem Ajahn Chah escolheu pessoalmente para chefiar a Sangha quando se viu obrigado a se retirar por problemas de saúde, e desde então Luang Pó Liem vem liderando não só o monastério de Wat Nong Pah Pong como também toda a Forest Sangha. Ele é respeitado por todos não só por sua grande realização espiritual, mas como também por sua personalidade simples e humilde, sua dedicação ao trabalho duro e por seus profundos ensinamentos. Ajahn Mudito conhece bem Luang Pó Liem porque é ele seu upajjhāya, ou seja, seu preceptor monástico. Junto com ele vieram Ajahn Moshe e Ajahn Amnat. Eles visitaram o Rio, São Paulo e foram até São Lourenço em Minas Gerais para avaliar a possibilidade de estabelecer um mosteiro budista naquela região.

Para que tudo isso fique perfeito, só faltam vocês!

Como podem ver, trabalhamos duro para conseguir tudo do melhor para os praticantes brasileiros do Budismo Theravada, agora convidamos todos a usufruírem e se beneficiarem de tudo isso que construímos. É dessa forma que nosso trabalho é recompensado e é assim que teremos certeza que nossos esforços não foram em vão. Que o Dhamma prospere, que todos os seres sejam felizes, que todos alcancem a libertação. Sadhu, sadhu, sadhu!!!

 

Comments are closed.

Atualizações por email

Receba um email sempre que houverem novidades no site.