Sobre o nosso estimado e venerável visitante no próximo final de semana, Bhante Gunaratana, que nos honrará com um mini-retiro (inscrições esgotadas).

Para quem não pode se inscrever para o mini-retiro, ainda haverá a oportunidade de participar das típicas atividades de domingo (puja, meditação e palestra), participação aberta a todos, que serão dados pelo venerável, excepcionalmente em nossa sede de Santa Teresa (Estrada Joaquim Mamede, 45), no horário de costume (16h-18h)

Aproveitem a raríssima oportunidade de estudar e praticar com um praticante que já tem aproximadamente 75 anos de ordenação (10 anos como noviço e 65 anos como monge plenamente ordenado)

Bhante Gunaratana

É o abade fundador do Bhavana Society. Ele nasce emu zona rural do Sri Lanka e torna-se monge aos dez anos. Em 1947, com 20 anos, recebe a plena ordenação. Em 1968, vai para os Estados Unidos. “Bhante G”, como é carinhosamente chamado por seus discípulos, escreveu uma série de livros, incluindo o manual de meditacão, Mindfulness in Plain English, atualmente um clássico, e o livro que o acompanha, Eight Mindful Steps to Happiness. Tanto no Bhavana Society, quanto em outros lugares, Bhante G dirige regularmente retiros sobre vipassana, atenção plena, metta (amizade-bondade amorosa), concentração e outros temas.
Bhante Gunaratana é um autor e professor de meditação internacionalmente conhecido. Antes de ir para os Estados Unidos, trabalhou como missionário durante cinco anos na Índia com os Harijanas (Intocáveis) e dez anos na Malásia. Ensinou em locais diversos, entre os quais a American University de Washington DC, onde foi capelão. E também na Vihara Budista de Washington DC, onde foi presidente. Bhante G tem uma sólida formação como erudito e um compromisso com o Dhamma por toda a vida.

Em 1985, Bhante G fundou, juntamente com outros, o Bhavana Society, tornando-se seu abade. Ele queria ensinar meditação em um ambiente que possibilitasse retiros mais longos e uma prática intensa, livre das limitações da vihara urbana. E ele continua a ensinar com o estilo direto e pleno de compaixão que caracteriza seus livros e artigos. Bhante G faz uma abordagem integral do Dhamma Budista, focalizando todos os aspectos do Nobre Caminho Óctuplo (Noble Eightfold Path). Ele dá ênfase à metta (o cultivo da amizade-bondade amorosa) como fundamento para o samma-samadhi, a concentração correta. Como mestre, é conhecido pela ênfase dada tanto ao Samadhi como à Metta como parte do treinamento espiritual.

Em 1966, Bhante G recebeu o título de Chief Sangha Nayaka Thera da América do Norte. Isto consagra sua posição como o monge de mais alta hierarquia de sua linhagem nos Estados Unidos e no Canadá. Em 2003, foi publicada sua autobiografia, Journey to Mindfulness. Em 2005, sob sua direção, criou-se o Sri Henepola Gunaratana Scholarship Trust. Esta Fundação subvenciona a educação de crianças pobres nas áreas rurais do Sri Lanka.

Bhante G continua a escrever artigos, liderar retiros e ensinar no Bhavana Society e em todo o mundo.