Paṭicca-Samuppāda

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Anuloma – O Surgimento da Roda da Vida

Avijjāpaccayā saṅkhārā

Da ignorância como condição, as formações [surgem].

Saṅkhārapaccayā viññāṇaṃ

Das formações como condição, a consciência.

Viññāṇapaccayā nāma-rūpaṃ

Da consciência como condição, a mentalidade-materialidade.

Nāma-rūpapaccayā saḷāyatanaṃ

Da mentalidade-materialidade como condição, as seis bases dos sentidos.

Saḷāyatanapaccayā phasso

Das seis bases dos sentidos como condição, o contato.

Phassapaccayā vedanā

Do contato como condição, as sensações.

Vedanāpaccayā taṇhā

Das sensações como condição, o desejo.

Taṇhāpaccayā upādānaṃ

Do desejo como condição, o apego.

Upādānapaccayā bhavo

Do apego como condição, o ser/existir.

Bhavapaccayā jāti

Do ser/existir como condição, o nascimento.

Jātipaccayā jarā maraṇaṃ soka-parideva-dukkha-domanassupāyāsā sambhavanti

Do nascimento como condição, envelhecimento e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero.

Evametassa kevalassa dukkhakkhandhassa samudayo hoti

Essa é a origem dessa massa de estresse e sofrimento.

Patiloma – A Cessação da Roda da Vida

Avijjāyatveva asesa-virāga-nirodhā saṅkhāra-nirodho

Agora do desaparecimento e cessação sem deixar vestígios dessa mesma ignorância cessam as formações.

Saṅkhāranirodhā viññaṇanirodho

Da cessação das formações cessa a consciência.

Viññāṇanirodhā nāma-rūpanirodho

Da cessação da consciência cessa a mentalidade-materialidade.

Nāma-rūpanirodhā saḷāyatananirodho

Da cessação da mentalidade-materialidade cessam as seis bases dos sentidos.

Saḷāyatananirodhā phassanirodho

Da cessação das seis bases dos sentidos cessa o contato.

Phassanirodhā vedanānirodho

Da cessação do contato cessa a sensação.

Vedanānirodhā tanhānirodho

Da cessação da sensação cessa o desejo.

Taṇhānirodhā upādānanirodho

Da cessação do desejo cessa o apego.

Upādānanirodhā bhavanirodho

Da cessação do apego cessa o ser/existir.

Bhavanirodhā jātinirodho

Da cessação do ser/existir cessa o nascimento.

Jātinirodhā jarā maraṇaṃ soka-parideva-dukkha-domanassupāyāsā nirujjhanti

Da cessação do nascimento, então, envelhecimento e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero, tudo cessa.

Evametassa kevalassa dukkhakkhandassanirodho hoti

Essa é a cessação dessa massa de estresse e sofrimento.

Fonte: http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANX.92.php

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