Biblioteca

Na nossa sede em Santa Teresa nós dispomos de uma pequena biblioteca, com livros de diversos professores leigos e monges sobre o Budismo.

Visando que esse acervo possa continuar em bom estado e beneficiar ainda muitas pessoas, algumas regras regem o empréstimo e devolução dos livros. Elas são apresentadas abaixo:

——————————————————

REGRAS DA BIBLIOTECA – EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO

Todos os itens do acervo da biblioteca podem ser emprestados apenas para sócios da SBB, com exceção da consulta local. O acervo é formado por livros, periódicos, artigos de jornais e de revistas, e folhetos. Há três formas de empréstimo: o empréstimo comum, o empréstimo especial e a consulta local.

1-    Os livros sem a fita vermelha podem ser levados por qualquer sócio, preenchendo no Livro de Empréstimo Comum (livro vermelho) os campos exigidos: título, autor(es), nome do membro/nº de telefone, e a data de empréstimo. Na devolução do item, o sócio deve preencher o último campo com sua assinatura ou rubrica e a data de devolução.

2-    Os livros com a fita vermelha, os periódicos e os folhetos só podem ser levados com a autorização de um membro da Diretoria da Sociedade Budista do Brasil. O empréstimo deve ser registrado no Livro de Empréstimo Especial (livro verde), que deverá ser preenchido tanto por quem autorizou o empréstimo, quanto por quem levou o item.

3-    Cada sócio só poderá levar até três itens para o caso dos livros sem a fita vermelha. Acima disto apenas com a autorização da Diretoria. Para o empréstimo especial a quantidade é definida no registro do empréstimo.

4-    O empréstimo é válido por trinta dias, podendo ser renovado até o último dia do empréstimo vigente por mais trinta dias. A renovação poderá ser realizada indefinidamente, mas só poderá ser realizada com o registro no Livro de Empréstimo Comum. A renovação do empréstimo só não ocorrerá em caso de devolução fora do prazo, em caso de lista de espera e em caso de livro de empréstimo especial.

5-    Para a retirada de livros (com ou sem a fita vermelha), periódicos e folhetos para consulta local, exclusivamente, no espaço da sede deve-se registrar a retirada de cada item, no máximo de três itens por vez, no Livro de Empréstimo Especial. Artigos só podem ser consultados no espaço da biblioteca. O item retirado para consulta local deve ser devolvido no mesmo dia, na estante. A organização dos livros é de responsabilidade do bibliotecário. Somente os sócios podem fazer o empréstimo domiciliar, seja comum ou especial. Aos visitantes será permitida a consulta local no espaço da biblioteca.

6-    Em caso de não devolução do item emprestado até o prazo definido, a biblioteca cobrará uma multa de R$ 1 por cada dia de atraso e por cada item emprestado. Para o empréstimo especial a multa será de R$ 2. No caso de perda de item, será exigida a sua substituição por outro exemplar da mesma obra. Mas se for obra de difícil substituição, será cobrada o seu valor.

7-    Não levar alimentos para a biblioteca e não comer junto aos itens do acervo. Cuidado com o material emprestado. Ele poderá ser consultado por outros se for bem conservado.

Peço a colaboração de todos os sócios para o bom funcionamento da biblioteca visando o benefício de todos.

Tiago Arantes Matos
Bibliotecário
CRB-7/6204

 

Go to Top