Sala de estudos

A Tradição Theravada vem diretamente do grupo de escolas denominado Vibhajjavada que surgiu no período do Terceiro Concílio Budista (cerca 250 A.C), durante o reinado do Imperador Asoka no Norte da Índia.

Vibhajjavada significa em termos literais “O Ensinamento da Análise” que, em resumo, defende que o insight deve ser consequência da experiência, investigação crítica e razão do aspirante, em vez de fruto da fé cega nos Ensinamentos.

No caminho de realização do Dhamma três aspectos do treinamento se complementam: pariyatti, patipatti e pativedha.

Patipatti constitui-se na prática do Dhamma, complementada e embasada por um conhecimento teórico deste, chamado pariyatti. Sendo ambos relacionado com uma realização direta do Dhamma, ou fruto do caminho em si, ou pativedha.

Desta forma, o pariyatti constitui-se como o aspecto to estudo e realização do Dhamma. E complementado com a prática deste e com pativedha, a realização do fruto do Caminho.

Os links e textos apresentados a seguir tem o objetivo de servir de ferramentas no Caminho de todos os interessados em conhecer, praticar e desfrutar da Preciosa Jóia que é o Ensinamento do Buda.


Nossa sala de estudos está dividida nas seguintes sub-seções:

Licença Creative Commons
Os materiais disponíveis NO SITE DA SBB estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Para materiais em outros sites a licença pode, muito provavelmente, ser diferente.

Go to Top