bhanterahula_sunNeste mês teremos uma nova oportunidade de nos dedicarmos mais intensamente à  prática de meditação e aos ensinamentos do Buddha com a rara presença de Bhante Rahula, monge conhecido pela sua habilidade de ensinar de forma profunda e direta, acessível e bem humorada, que inclui ainda a yoga como forma de plena atenção em movimento.

  • Localsede da SBB (Estrada Dom Joaquim Mamede, 45)
  • Início: o praticante deverá chegar na SBB na quinta à noite (28/03/2013), entre 19h e 20h obrigatoriamente.
  • Término: depois do almoço do dia 31/03.
  • Custo: A SBB mantém a tradição dos mosteiros budistas da tradição Theravada de não cobrar pelas atividades e retiros, mas doações são essenciais para que possamos continuar oferecendo o Dhamma dessa maneira. Também são bem vindas para que continuemos as melhorias que estão em andamento e para a manutenção regular do mosteiro. Caso se sinta inspirado a doar: CNPJ 34.021.832/0001-06 – Banco Itaú – Agência 0093 – C/C 06279-2. Para doar usando boleto bancário ou cartão de crédito: http://www.sociedadebudistadobrasil.org/como-participar/doacoes/

Formato do retiro

Leia atentamente todas as informações abaixo antes de se inscrever:

  • Todos os praticantes devem pernoitar na sede da SBB já que o retiro será um retiro residencial.
  • O retiro será todo em Nobre Silêncio, isto é, estará proibida toda forma de comunicação entre os participantes, seja por meio de gestos, palavras etc. Caso surja algum problema durante o retiro o participante pode se comunicar com um dos coordenadores. O Nobre Silêncio deve ser mantido em todo o centro de meditação, inclusive nos quartos e acomodações privativas.
  • Haverá oportunidade de entrevista individual com o professor.
  • Pedimos aos praticantes que não se distraiam tirando fotos ou fazendo filmagens (haverá voluntários designados para essas tarefas).
  • O retiro será todo ele dentro do treinamento tradicional em oito preceitos de retiro.
  • O retiro será realizado no espírito da escola Theravada e portanto não cobraremos taxa de inscrição e nem tampouco sugeriremos doações delimitadas. Todos os praticantes são bem vindos e encorajados a doar e possibilitar que iniciativas de prática do Dhamma baseadas somente na generosidade possam se manter. 

IMPORTANTE: Para saber o que levar, o que não levar, e mais detalhes sobre o formato de retiro de meditação veja na página RETIRO.

Inscrição

Para maior conforto dos participantes as vagas são extremamente limitadas. Como não cobramos taxa de inscrição nos nossos retiros é bastante comum que as vagas lotem rapidamente. Não deixe para se inscrever de última hora. Depois de ter lido as regras e os detalhes do formato do retiro, clique no link abaixo para se inscrever:

 

IMPORTANTÍSSIMO: Só começaremos a processar/confirmar as inscrições a partir do dia 20/03/2013. Sua vaga somente estará garantida  após o recebimento do nosso email de confirmação. 

Pedimos encarecidamente que você cancele a sua inscrição em no máximo 24 horas em caso de desistência. Desistências de última hora podem impossibilitar que praticantes interessados possam se beneficiar. Portanto tratem esse assunto com máximo respeito. Efetuem sua inscrição cientes do compromisso   firmado ao preencher o formulário.

Em caso de lista de espera serão usados os seguintes critérios:

  • comprometimento com as atividades e práticas regulares da SBB
  • ordem de inscrição

Dúvidas

Em caso de dúvidas entre em contato conosco via (21) 2245-4331 ou sbb@sociedadebudistadobrasil.org

Sobre o Bhante Yogavacara Rahula

bhante-rahula

Nasceu nos EUA em 1948. Participou de experiências tão díspares como o movimento hippie e em serviço administrativo da Guerra do Vietnã. Iniciou uma longa odisseia que o conduziu até a Índia e o Nepal. Após um mês de retiro de meditação, tornou-se Budista. Em sua busca espiritual ordenou-se como monge Theravada no Sri Lanka em 1975 onde permaneceu até 1986, retornando aos EUA e vivendo desde então no Bhavana Society Forest Monastery até 2010.