Bhante Puhuwelle Nayaka Vipassi Thero

O Venerável Dr. Puhuwelle Nayaka Vipassi foi graduado pela Universidade de Keleniya, Sri Lanka, em Estudos Orientais, Oferecimentos, Cingalês, Pali e Economia tendo também feito o exame final em Artes. Ele foi brilhante nestes estudos e teve sua educação pré-universitária após sua ordenação como monge.

1) Sri Sunandaramaya, Galboda, Matara.
2) Purvãrãma Instiute, Kirinda.
3) Sri Sudarshi University College, Matara
4) Gangaramaya , Colombo.
5) Vidyodaya Oriental College – Colombo.

Após o término de sua educação pré-universitária, lecionou em diversos colégios do Governo do Sri Lanka. Posteriormente assumiu o posto de conferencista de Páli e Inglês na Djittabhavan University College na Tailândia. ocupando o cargo de chefe do Departamento de Páli e Inglês desta universidade.

Depois, o Venerável Vipassi encarregou-se da obrigação de propagar o Budismo no exterior.
Ele tem dado muitas palestras, inspirando várias pessoas a serem mais dedicadas ao estudo dos Ensinamentos do Buddha, como uma forma de vida, religião e filosofia. Por aproximadamente 12 anos após a ordenação, estudou o Tripitaka em Páli, o Cingalês, o Páli, o Sânscrito e filosofia budista, assim como literatura e gramática, para qualificá-lo como professor. Começou pela Malásia, Singapura, Japão, Estados Unidos e países da Europa, incluindo o Reino Unido, vindo a ocupar o lugar de Abade do Mosteiro da Sociedade Budista do Brasil, no Rio de Janeiro.

Durante o tempo em que esteve na Inglaterra, nos mosteiros budistas de Londres, Birmingham e Wolverhampton até o ano de 1986, deu continuidade ao seu trabalho de conferencista e propagador do Budismo. Ainda na Inglaterra, obteve seu diploma de graduação e pós-graduação (PhD) pela Universidade de Londres, e treinamento de professor de Inglês pelas Universidades de Hull e Canterbury, assim como também em Cingalês e Inglês aplicados ao Budismo, Literatura, História e Economia.

A seguir, damos um resumo da relação de livros escritos pelo Venerável, em cingalês:

1) Lova Sanasana Budu Dahama,
2) Vimasuwa,
3) Swatantra.

Livros em inglês:

1) Buddhist Thought,
2) A Study of the Sinhala Theravada Sangha of Sri Lanka,
3) The Buddha and His Life,
4) The Buddha and Comtemporary Views in India,
5) The Buddhist Schools in Japan.

E dos livros escritos em português:

A Vida de Buddha e o Caminho.Em breve publicado em nosso site.

E dessa forma vem dando continuidade ao seu trabalho de propagação do Budismo tendo sido Abade do Mosteiro Budista da SBB do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas, e recentemente recebendo o título de Primaz para o Brasil pelo Conselho Supremo da Ordem dos Monges (Malwatu Maha Vihara) de Kandy, Sri Lanka.

Em Setembro de 2006, Bhante Vipassi transferiu sua residência para a Inglaterra em virtude de sua frágil e avançada saúde, conforme decisão conjunta com a Diretoria da SBB.

E é com pesar que informamos que no dia 26 de Outubro de 2006, deu-se o passamento Bhante Puhuwelle Vipassi Nayaka Thera, após 15 dias em tratamento intensivo devido a complicações causadas pelo avançado estágio de diabetes, desde 2004 diagnosticado.

Todos compartilhamos do pesar da perda de tão especial e venerável professor no Dhamma como nosso Bhante Puhuwelle Vipassi Nayaka Thera. Estamos certos de que os méritos por ele adquiridos por tão bela e verdadeira dedicação pelo Dhamma continuarão a ser a base de seu progresso no Caminho para a Liberação.

Nós da SBB, com muita gratidão e amor-bondade expressamos nosso suporte a todos aqueles que tiveram contato com tão maravilhoso professor e compartilhamos deste momento de reflexão e lembranla de todos os esforços e diligência no trabalho feito por este Venerável Bhikkhu na tarefa de se propagar o Dhamma de Buda.

Estamos certos de pormos todos os nossos esforços para dar continuidade à tarefa de cuidar das puras sementes plantadas conosco, e de continuar compartilhando os preciosos frutos que tanto nos beneficiaram e ainda beneficiam, ensinando-nos com seu exemplo. Como um Bhikkhu, ele era de fato um Nobre representante da Sangha.

Veja também os vídeos com o Bhante

 

Algumas fotos de seu maravilhoso trabalho pelo Dhamma no Brasil.