Bhante Kassapa Thero

Bhante Kassapa Thero é filho de família Britânica, tornou-se budista aos 13 anos, em 1977. Aos 14 anos ordenou-se noviço (samanera) em Londres, no antigo London Buddhist Vihara, sob autorização e apoio de seus pais. Cerca de cinco anos depois foi ordenado monge (bhikkhu) e desde então faz parte da Tradição da Floresta Cingalesa (Ramanya Nikaya).

Bhante Kassapa não reside em um local fixo. Sempre que pode vai ao Sri Lanka e ao Reino Unido, neste último ele visita seus pais e devotos budistas de origem cingalesa e inglesa, que o apóiam com mantimentos e custeio de suas viagens.

Bhante Kassapa Thero tem planos de estabelecer uma sociedade internacional voltada ao ensinamento e prática do Budismo Theravada segundo os princípios da Ordem (Sasana), livres dos aspectos rituais e supersticiosos, voltada ao treinamento gradual (anupubbi-katha), fiel às instruções claras, objetivas, específicas e efetivas do Senhor Buda.

Sua visita à SBB

Bhante Kassapa Thero chegou ao Rio no dia 23 de março, à convite da SBB. Ele totalizou três meses de visita a nossas instalações, estando conosco até 18 de Junho de 2007. Bhante Kassapa visitou outros grupos de Estudo do Budismo Theravada no Brasil e participou da Celebração do Vesakha Puja,ocorrida em 31 de maio na SBB, como também e da Celebração Unificada do Dia do Buda, que ocorreu no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro.

Ele veio com o objetivo de conhecer a SBB e seus projetos de forma a poder nos apoiar, colaborando com a divulgação do Projeto Rio Buddhavihara junto à Comunidade Budista Internacional, e nos três meses de sua visita nos presenteou com ensinamentos, orientações e inspiração para uma importante etapa do Projeto Rio Buddhavihara, que recentemente foi apresentado à Comunidade Budista Internacional na Conferência Internacional Budista da ONU, no Dia do Vesak, realizada este ano em Bangkok, Tailândia.

Desta forma, ele nos prestou uma valiosa ajuda apontando os primeiros passos na busca de parcerias internacionais importantes, abrindo caminhos para a conquista de apoio para a futura vinda de monges e investimentos, conforme previsto nos objetivos do Projeto Rio Buddhavihara.

Em suas palestras Bhante Kassapa falou-nos sobre Bhavana ou Cultura Mental, a concepção de meditação de acordo com os Ensinamentos do Iluminado, e outros aspectos importantes do Dhamma e nosso cotidiano. Somos todos imensamente gratos por sua generosidade e carinho nestes três meses em que pudemos servi-lo, como membro da Sangha, conforme a tradição iniciada pelo Iluminado, há 2550 anos.

Fotos

2007-Bhante Kassapa

Bhante Kassapa e as palmeiras do Jardim Botânico

Bhante Kassapa e as palmeiras do Jardim Botânico

 

Barca - passeio na Baía de Guanabara

Barca - passeio na Baía de Guanabara

 

Passeio no aterro do Flamengo

Passeio no aterro do Flamengo

Escada da SBB

Escada da SBB

 

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar

Pedra Bonita

Pedra Bonita

 

 

SBB

SBB

Reunião - Preparativos para Vesak 2007 com diferentes grupos budistas

Reunião - Preparativos para Vesak 2007 com diferentes grupos budistas

Ibirapuera

Ibirapuera

Teresópolis

Teresópolis

Dedo-de-deus

Dedo-de-deus

 

Bençãos - Cerimônia Despedida

Bençãos - Cerimônia Despedida