Ajahn Vajiro

Visita de Ajahn Vajiro à SBB

Foi com grande alegria que anunciamos a vinda do Venerável Ajahn Vajiro ao Rio de Janeiro em Julho de 2008.

Durate a sua estadia, Ajahn orientou um retiro e curso com o tema: Os Sete Fatores da Iluminação (bojjhanga) – Aprofundamento nos ensinamentos e meditação intensiva, um dos importantes ensinamentos do Buddha para o despertar da mente. O retiro e palestras tiveram como público alvo praticantes novos e antigos. Após a realização de palestras, curso e retiro no Rio,  Ven. Ajahn Vajiro realizou cursos e retiros em Belo Horizonte e São Paulo.

Agradecemos pelo seu apoio ao projeto de criação de um mosteiro da Sangha Theravada no Brasil e pelo seu incentivo e apoio a visita de outros monges da Forest Sangha à sede de Santa Teresa.

Sua visita à SBB

Ven. Ajahn Vajiro veio com o objetivo de conhecer a SBB e seus projetos de forma a poder nos apoiar, colaborando com a divulgação do Projeto Rio Buddhavihara junto à Comunidade Budista Internacional, e durante a sua visita nos presenteou com ensinamentos, orientações e inspiração para esta importante etapa do Projeto Rio Buddhavihara, que foi mais uma vez levado ao conhecimento de membros especiais da Comunidade Budista Internacional na Conferência Internacional Budista da ONU, no Dia do Vesak, realizada este ano em Hanoi, Vietnam.

Somos todos imensamente gratos por sua generosidade e carinho neste período em que podemos servi-lo, como membro da Sangha, conforme a tradição iniciada pelo Iluminado, há 2550 anos.

Sobre Ven. Ajahn Vajiro

Ven. Ajahn Vajiro (Phil Gunton) nasceu em Kuala Lumpur, Malásia, em 53. Em outubro de 79, se tornou samanera (noviço) e, em junho de 1980, recebeu upasampada do Ven. Ajahn Chah (Tailândia). Retornou à Inglaterra e apoiou o estabelecimento do Amaravati Buddhist Centre. De 85 a 86, residiu no Harnham Buddhist Monastery e, de 86 a 93, em Cittaviveka, na Inglaterra. Entre 93 e 98 liderou a comunidade de Bodhinyanarama em Wellington/NZ. Passou três anos vivendo na quietude de Sanghaloka perto de Melbourne/AUS. Após esta experiência, se mudou para Amaravati Buddhist Monastery, comunidade liderada por Ajahn Sumedho, onde vive atualmente e é vice-abade.

Alguns links sobre Ajahn Vajiro, a International Forest Sangha (IFS) e Amaravati:

International Forest Sangha

Amaravati Vihara – Inglaterra

Links sobre Veneráveis professores da Tradição das Florestas:

Acesso ao Insight – A Tradição das Florestas

Access to Insight – Thai Forest Traditions, Selected Teachers (inglês)

Ajahn Chah.org – Textos em português

Fotos

2008-Visita Ajahn Vajiro

 

 

 

Rex

Rex

 

 

Almoço oferecido pelo Guilherme

Almoço oferecido pelo Guilherme

Retiro em Guapimirim

Retiro em Guapimirim

 

 

Curso em "O Espaço" - Copacabana

Curso em "O Espaço" - Copacabana

 

 

 

 

 

Palestra no Centro Lótus

Palestra no Centro Lótus

 

 

Hildeth - diretora do Centro Lótus

Hildeth - diretora do Centro Lótus

 

Voluntárias da tradução do Dhamma

Voluntárias da tradução do Dhamma

 

 

 

 

 

 

Santa Teresa

Santa Teresa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca