Ajahn Suriya Bhumirako

Ajahn Suriya Bhumirakho esteve no Brasil durante todo o Vassa (período das chuvas) até o Dia de Pavarana (marca o fim do Vassa) que foi comemorado em 26 de outubro de 2007. Durante este período esteve realizando pujas todos os sábados e domingos às 16hs, na sede da SBB. No dia 20 de outubro Ajahn realizou uma Cerimônia de Bençãos com os membros da SBB, que também manifestaram seus agradecimentos por seus ensinamentos durante a sua estadia na SBB.

Ajahn Suriya Bhumirako chegou ao Brasil em 2 de agosto, é o primeiro membro da Sangha Theravada Tailandesa a oficialmente visitar América do Sul. O principal objetivo de sua visita é conhecer a potencialidade dos brasileiros em estabelecer uma Sangha Theravada no Brasil e na América do Sul. Sua visita é patrocinada, em sua maior parte, por doadores tailandeses.

Phra Ajahn Suriya Bhumirako tem 56 anos idade e é residente em  Wat Kaoleng, na província de Petchaboon, Tailândia. Seu mestre é Luang Por Hrean Waralapoh, do mesmo grupo de discípulos de Ajahn Mun, como Ajahn Maha Boowa e Ajahn Chah, conhecidos mestres da Tradição das Florestas Tailandesa. Seus ensinamentos são baseados em Vipassana Khammatana, ou Meditação de Insight.

A SBB também está promovendo a arrecadação de fundos que serão oferecidos para apoiar a construção e manutenção de Wat Kaoleng, templo onde reside Ajahn Bhumirako, situado em uma das mais pobres regiões da Tailândia. Para doar, utilize os envelopes disponíveis na SBB, depositando-os na caixa de doações, ou se preferir, faça sua doação na conta da SBB e avise através dos telefones ou por e-mail.Doe o quanto for possível, pois toda a ajuda será bem-vinda. Os doadores receberão recibos e o valor será integralmente repassado para as obras na Tailândia.

Pratique a Perfeição Espiritual da Generosidade, ou Dana, apoiando materialmente manutenção e construção de locais para a prática e estudo do Dhamma, por monges e meditadores. Conforme ensinava o Buda, esta era uma excelente forma de se acumular méritos para uma vida mais feliz.

Ajahn Suriya Bhumirakho é um grande mestre da técnica Vipassana.

Sua visita à SBB

Ele veio com o objetivo de conhecer a SBB e seus projetos de forma a poder nos apoiar, colaborando com a divulgação do Projeto Rio Buddhavihara junto à Comunidade Budista Tailandesa, e nos três meses de sua visita nos presenteou com ensinamentos, orientações e inspiração para esta importante etapa do Projeto Rio Buddhavihara, que recentemente foi apresentado à Comunidade Budista Internacional na Conferência Internacional Budista da ONU, no Dia do Vesak, realizada este ano em Bangkok, Tailândia.

Em suas palestras Ajahn Bhumirako nos falou sobre Kammathana, a concepção de meditação de acordo com a tradição da floresta Thai, iniciada por Ajahns Mun e Sao, além de outros aspectos importantes do Dhamma e nosso cotidiano.

Somos todos imensamente gratos por sua generosidade e carinho nestes três meses em que podemos servi-lo, como membro da Sangha, conforme a tradição iniciada pelo Iluminado, há 2550 anos.

Alguns links sobre professores a Tradição da Floresta Thai:

Acesso ao Insight – A Tradição das Florestas da Tailândia

Access to Insight – Thai Forest Traditions, Selected Teachers (inglês)

Ajahn Chah.org – Textos em português