Instrutores

A orientação Theravada é oriunda da fundação da Sociedade Budista do Brasil, visto que, desde seu início, o centro contou com a orientação de veneráveis membros da Ordem Monástica Budista Theravada (Bhikkhu-Sangha) oriundos do Sri Lanka tais como: o Ven. Bhikkhu Anurudha (Sr. Don Kulatunga Jayanetti), de 1967 à 1972; Ven. Shanti Bhadra Thera, de 1975 a 1977; e Bhante Bhikkhu Puhuwelle Vipassi, orientador espiritual da SBB de 1985 até Setembro de 2006. Nossa gratidão especial a eles por toda a dedicação e ensinamentos.

Também foram responsáveis pelo centro nesse período, o Ven. Piyadassi Maha Thera; e o brasileiro Ven. Bhikkhu Dhammananda (Prof. Kaled Amer Assrauy).

Nos últimos anos, tivemos a honra de contar também com a visita e instrução de:

Instrutores voluntários da SBB:

Fabiana G. Gomes

Formada em Relações Públicas, fazendo pós-graduação em Antropologia, trabalha como educadora e na gestão de projetos sociais. Serve como voluntária na diretoria da Sociedade Budista do Brasil e pratica meditação desde 2001, dando os primeiros passos na prática sob a orientação de Don Kulatunga Jayanetti, um dos fundadores da SBB. Considera Bhante Gunaratana (Sri Lanka), Bhante Yogavacara Rahula (EUA) e Bhante Pyiadhammo (Alemanha) seus principais orientadores espirituais. A partir de seu contato com os ensinamentos de Bhante Y. Rahula decidiu ensinar Yoga com ênfase no cultivo da plena atenção, concentração e insight . É facilitadora de práticas de meditação e grupos de estudo sobre o Dhamma desde 2007 tendo orientado retiros no Rio e em Brasília. É professora de Yoga formada pelo Sivananda Yoga Center (curso concluído em 2009 em Val Morin – Canadá). Representou a SBB no World Buddhist Forum na China. Se dedica a pesquisas sobre educação colaborativa por meio de novas tecnologias, meditação, neurociência e desenvolvimento cognitivo.

João Nery Rafael

Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de meditação e presidente da Sociedade Budista do Brasil. Formado em CEBTT (Cultivating Emotional Balance Teacher Training) treinamento ministrado por Dr. Alan Wallace e por Dr. Paul Ekman. É também formado como instrutor de MBSR (mindfulness based stress reduction) nível I – no centro de Mindfulness Y Salud de Buenos Aires. Pratica meditação desde 2005, e, praticou por seis meses em mosteiros na Ásia e Estados Unidos, seguindo a orientação de Bhante Gunaratana e Bhante Piyadhammo. Como profissional de saúde, psicólogo clínico e como pesquisador, tem interesse no diálogo entre as ciências cognitivas, as tradições contemplativas e as psicoterapias cognitivo-comportamentais. Atualmente reside na SBB, onde conduz regularmente retiros de meditação, além de trabalhar para criar condições favoráveis para o estabelecimento da Sangha Monástica no Brasil.

Raryel C. Souza

Graduando em ciência da computação e membro da diretoria da Sociedade Budista do Brasil. Após os primeiros contatos que teve com os ensinamentos do Buda como as Quatro Nobres Verdades, sentiu-se inspirado para abandonar outras tradições espirituais que vinha estudando para se focar no estudo e prática dos ensinamentos do Buda. Seu estudo e prática se baseiam principalmente nos suttas do Cânone Páli (Tipitaka) e nos ensinamentos de monges Theravada (principalmente os da Tradição das Florestas da Tailândia) através de livros, gravações em áudio e textos. Sua prática de meditação enfatiza o aspecto do cultivo do contentamento (pamujja) e amor-bondade (metta) como meios hábeis para o aquietamento da mente. Tem grande admiração por Ajahn Brahmavamso e o considera como seu principal professor do Dhamma.  Além da prática diária de meditação, busca, sempre que possível, participar de retiros de meditação, a fim de poder se dedicar mais integralmente/intensamente ao estudo e à prática. Já participou de retiros de meditação da tradição Theravada na Comunidade Buddhista Nalanda (MG), na Casa de Dharma (SP) e na SBB (RJ). Também atua como tradutor de textos budistas Theravada para o português.

Professores palestrantes convidados (não vinculados institucionalmente à SBB):

Arthur Shaker

Fundador, Conselheiro e Professor de meditação da Casa de Dharma, Centro de meditação budista Theravada (SP). PhD em Etnologia Indígena, pela UNICAMP; Professor de Antropologia na PUCSP, de 1978 a 1990; Estágios em Educação e Estudos do Hinduismo e Budismo na Índia e Thailandia; Professor da Faculdade de Ciências da Religião, na Faculdades Claretianas (SP); Professor de Budismo no Instituto Livre Budista do Templo Zu Lai (Cotia/SP); Professor de meditação e Religiões Comparadas no Centro de Estudos de Yoga Narayana, Espaço Kurma, Núcleo Ganesha, Centro Iyengar (SP); Centro Nobre Dhamma (MG); Sociedade Vipassana de Meditação (Brasília). Escritor: Buddhismo e Christianismo: esteios e caminhos, Ed. Vozes/RJ, 1999; A Travessia Buddhista da Vida e da Morte, Ed. Gryphus, RJ, 2003; Romhõsi’wa – os Senhores da criação do mundo Xavante (tese de doutorado, UNICAMP, 2002). Músico: (CDs Bhava Chakra; Interiores do Ser-tão).

Bhante Mudito

É paulistano, nascido em 1977. Começou sua prática na Casa de Dharma e, em 2002, viajou para a Tailândia para se aprofundar no caminho budista. Residiu em Wat Pah Nanachat, Monastério Internacional Budista localizado no nordeste da Tailândia, fundado em 1975 pelo Venerável Ajahn Chah, da tradição Theravada de Floresta. Lá foi ordenado como Anagarika em 2002 e Samanera em 2003. Em 2004 foi ordenado Bhikkhu em Wat Nong Pah Pong, outro Mosteiro Budista de Floresta localizado na província de Ubon Rachathani, também no nordeste da Tailândia, e que se constitui o principal monastério do Venerável Ajahn Chah. Tem como uphajjaya (orientador) o Venerável Luam Pó Liem. Já ordenado, viveu entre 2005 e 2011 junto a Luang Pó Piak e Luang Pó Issara. Em 2011, transferiu-se para o Vimutti Buddhist Monastery, na Nova Zelândia. Em fevereiro de 2013, para o retiro de carnaval da Casa de Dharma, será primeira vez que retorna ao Brasil para ministrar ensinamentos como monge, e após essa visita, vai residir no Wat Kao Sam Lan, em Nakhon Nayok, Tailândia.

Michael Beisert

Michael Beisert é o fundador e tradutor do site Acesso ao Insight. Além de ser um estudioso e tradutor de textos Budistas, Michael baseia a sua prática na meditação.  Participou de vários retiros da tradição Vipassana, sob a orientação de professores leigos do IMS, com destaque para Joseph Goldstein, Cristine Feldman, Guy Armstrong, Myoshin Kelley e Carol Wilson. Participou de retiros sob a orientação de Leigh Brasington (autorizado por Ayya Khema a ensinar a prática dos Jhanas). Também participou de retiros sob a orientação de Bhante Gunaratana, Bhante Rahula, Sayadaw Rewata Dhamma, Sayadaw U Vivekananda e Venerável Ariya Ñani. Além da prática diária, mais recentemente tem se dedicado a retiros pessoais solitários tanto no Forest Refuge do IMS, como no Vajrapani Institute. A sua experiência em retiros guiados e a prática solitária intensiva somam quase 18 meses de retiro.