Revista Lotus – Editorial

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE BUDISTA DO BRASIL
Estrada Dom Joaquim Mamede 45, Lagoinha, Sta. Tereza
Rio de Janeiro

ANO I 1975 Nº 1

Editor Responsável: GEORGES DA SILVA
Redatora Chefe: RITA HOMENKO
Colaboradores: Marco Antonio Arantes
Carlos Kassab
Clarisse de Oliveira
Rogel de Souza Samuel

Editorial
Resumo histórico da SBB
As origens e o surgimento do Budismo
Os fundamentos do Budismo
Introdução ao Zen
A difusão do Dharma no Tibet
Meditação
Costumes e regras monásticas na Tailândia e Sri Lanka

Informativo
Capas

Editorial

Esta revista é a 1ª publicação que a S.B.B. leva aos seus irmãos associados e amigos, representando uma contribuição muito modesta a causa da compreensão e da boa vontade entre as pessoas, através da difusão dos ensinamentos de Sidarta Gotama, o Buda. Com todas as suas limitações e com todas as suas falhas, para as quais contamos com a bondade de quantos nos lerem, ela é o fruto de um longo trabalho de pesquisa feito senão com perfeição mas com muito amor por um grupo de redatores que estará plenamente recompensado por todos os esforços se o leitor encontrar nela um momento de paz, uma palavra de estímulo no sentido da Correta Compreensão. Críticas e sugestões são benvindas para que possamos melhorar o nosso trabalho nos números futuros da sua revista, que também será um traço de união entre os irmãos dos vários Estados do país.

Por outro lado, queremos fazer lembrar os nossos amigos que por mais elevados que sejam os nossos ideais, a S.B.B. possui também um patrimonio a ser conservado e despesas que por vezes superam a generosidade dos nossos poucos colaboradores. Assim, pedimos a colaboração de todos sob a forma de donativos que poderão ser encaminhados a secretaria da sociedade, possibilitando-nos manter de pé o nosso centro de cultura budista, que tem enfrentado grandes dificuldades.

Atravessamos no momento, por exemplo, uma séria crise decorrente do não-pagamento do imposto predial relativo aos exercícios de 1971, 1972 por razões alheias a nossa vontade. Estamos por isso ameaçados de uma ação executiva fiscal, que poderá acarretar consequências desastrosas para a nossa S.B.B., inclusive a execução do nosso patrimônio. Ajude-nos. A S.B.B. não pode sobreviver sozinha!

Registro de Publicação do Lotus
Registro no Ministério da Justiça: n° 1.511 pág. 209/73



Agradecemos ao Sr. Rogel Samuel pelo material fornecido.