Passamento de Bhante Vipassi Thero – Sabbe sankhara anicca’ti


Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2006

Prezados e Veneráveis amigos no Dhamma,

É com pesar que informamos que hoje, dia 26 de Outubro de 2006, deu-se o passamento Ven. Puhuwelle Vipassi Nayaka Thera, na cidade de Birmingham (Inglaterra) após 15 dias em tratamento intensivo devido a complicações causadas pelo avançado estágio de diabetes, desde 2004 diagnosticado.

Todos compartilharmos do pesar da perda de tão especial e venerável professor no Dhamma como nosso Bhante Puhuwelle Vipassi Nayaka Thera. Estamos certos de que os méritos por ele adquiridos por tão bela e verdadeira dedicação pelo Dhamma continuarão a ser a base de seu progresso no Caminho para a Liberação.

Nós da SBB, com muita gratidão e amor-bondade expressamos nosso suporte a todos aqueles que tiveram contato com tão maravilhoso professor e compartilhamos deste momento de reflexão e lembrança de todos os esforços e diligência no trabalho feito por este Venerável Bhikkhu na tarefa de se propagar o Dhamma de Buda.

Estamos certos de pormos todos os nossos esforços para dar continuidade à tarefa de cuidar das puras sementes plantadas conosco, e de continuar compartilhando os preciosos frutos que tanto nos beneficiaram e ainda beneficiam, ensinando-nos com seu exemplo. Como um Bhikkhu, ele era de fato um Nobre representante da Sangha.

Com Metta,

Sociedade Budista do Brasil

Sabbe Sankhara Aniccati / Yada Paññaya Passati
Attha Nib Bindati Dukkhe / Esa Maggo Visuddhiya
Todas as coisas condicionadas são impermanentes. Se uma pessoa compreender isto pela sabedoria interior, desembaraça-se do sofrimento. Este é o Caminho da Purificação.

Sabbe Samkhara Dukkhati /Yada Paññaya Passati
Attha Nib Bindati Dukkhe/ Esa Maggo Visuddhiya

Todos os fenômenos condicionados são vazios e insatisfatórios, trazem sofrimento. Se uma pessoa compreender isto pela sabedoria interior, desembaraça-se do sofrimento.

Sabbe Dhamma Anatta’ Ti / Yada Paññaya Passati
Attha Nib Bindati Dukkhe / Esa Maggo Visuddhiya

Este é o Caminho da Purificação. Todas os agregados visíveis e invisíveis carecem de um eu permanente. Se uma pessoa compreender isto pela sabedoria interior, desembaraça-se do sofrimento. Este é o Caminho da Purificação.

Theragatha


Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2006

Prezados e Veneráveis amigos no Dhamma,

Recebemos com tristeza a notícia de que o Venerável Puhuwelle Vipassi Thero, 68 anos, nosso orientador espiritual nas últimas duas décadas na sede de Santa Teresa, Rio de Janeiro, está hospitalizado em condição grave no Hospital de Birmingham, na Inglaterra devido a diabetes, doença com há qual convivia há muitos anos. O seu nível de açúcar cinco vezes acima do normal (52%), o que ocasionou o mal-funcionamento dos órgãos internos.

No momento o Ven. Vipassi está sedado, respirando através de aparelhos, no Birmingham City Hospital. Foram diagnosticados infecção intestinal e doença nos rins, sua respiração está muito fraca e por isso está com equipamentos. A Sra. Janet, enfermeira, budista, está com ele.

Abaixo, transcrevemos e traduzimos o email do Ven. Bhante W.Kassapa que está acompanhando-o:

“O Venerável estava na Cerimônia da Kathina (estação das chuvas). Ele chegou ao Vihara em Londres na última sexta-feira (06/out), [vindo dos NY-EUA , onde esteve desde dias 09/set até 05/out], e passou duas noites conosco. ”

Na terça-feira (10/out) pela manhã ele reclamou de uma queimação no estômago e um médico foi chamado que o mandou imediatamente para o hospital em uma ambulância.

Em seguida, os médicos constataram que o nível de açúcar em seu sangue estava muito alto. Normalmente uma pessoa tem menos que 10% e Ven.Vipassi estava com 52%. Desta forma, o alto nível de açúcar no seu sangue afetou seus rins, pulmões e coração, que estava muito fraco.

Médicos dizem que ele tem apenas 10% de chances de sobreviver a todas essas complicações.”

Gostaríamos de agradecer profundamente a todos que têm com muito amor e dedicação têm prestado assistência a ele, principalmente ao Ven. Bhante W. Kassapa e aos monges que estão no hospital acompanhando-o e com os quais estamos mantendo contato.
Daqui, fazemos uma corrente de pensamentos de amor, metta, compaixão e gratidão desejando o seu bem estar e saúde, paz e equanimidade neste momento de sofrimento. Estamos com o senhor Venerável Vipassi, de mãos dadas e corações unidos.

Tratamento da Diabetes

Acompanhamos o estado de saúde do Venerável nos últimos anos, nos períodos em que ele se encontrava no Brasil. Em 2004, foi verificado, por Jorge Aloice, médico e presidente da SBB que o Ven. já tinha algum comprometimento nos rins, já tinha perdido a visão do olho direito e a retina esquerda já apresentava alterações, tudo devido à diabetes. O Venerável estava em tratamento no Posto Médico de Santa Teresa e cadastrado no programa “Remédio em Casa” , da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, assim tinha acesso à consultas médicas, exames e recebia suas medicações regularmente (Cloridrato de metiformina 850 mg). A Sra Denise Dias, Primeira Secretária da SBB doou um aparelho para verificar a glicemia e orientou o Veneravel quanto aos cuidados de dieta e no dia a dia.

As refeições preparadas na sede estavam de acordo com sua condição de saúde, porém, o Ven. se alimentava de forma independente em sua residência, separada da sede viajava anualmente, permanecendo longos períodos no exterior, não sabemos se o tratamento e a dieta era mantidos de forma rigorosa.

Há cerca de um mês, três meses após a sua chegada de viagem ao exterior, que durou nove meses, o Venerável nos informou que programava viagem para EUA e Inglaterra. Nessa ocasião, nos reunimos para conversar sobre a possibilidade da mudança de sua residência para Londres, local onde teria mais contato com outros monges com mais recursos e melhor infraestrutura para acompanhamento de suas questões de saúde. O Vihara de Santa Teresa, com sua estrutura simples, escadas em excesso, problemas em épocas de chuva e falta de transportes não apresentava condições suficientes de conforto e segurança para alguém com problemas de saúde e idade avançada como o Venerável Vipassi.

Duas décadas de ensinamentos

A Sociedade Budista do Brasil e todos os seus membros são muito gratos ao Ven. Vipassi por toda a sua dedicação e amor ao Brasil. Foram duas décadas de aprendizado, retiros, cerimônias, ensinamentos e momentos de alegria, como os almoços de confraternização e o último Vesak, do qual o Venerável participou ativamente.

O Ven. Vipassi é muito querido por todos nós e nos ensinou o verdadeiro Buddha-Dhamma, a essência da árvore do Dhamma que está além da divisão dela em galhos. Pois são estes galhos de uma única Árvore. O Venerável nos ensinou que essa Essência em tudo é a verdadeira Pureza. Seja de que religião for, seja de quem for, de uma criança, de uma flor, dos animais; a Pureza da Vida.

Através do nosso blog e website estaremos dando notícias sobre o seu estado e enviaremos mensagens de amigos que queiram se comunicar com ele e com os monges que estão acompanhando-o. Para isto, envie seu email para sbbcursos@gmail.com e mandaremos sua mensagem junto com as mensagens da Diretoria da SBB.

Gostaríamos de agradecer mais uma vez a todos que estão prestando assistência ao nosso querido Venerável Vipassi e a todas as mensagens de apoio e carinho. Estamos todos juntos, em coração e mente.

Dedicaremos metta para o Venerável em todos os pujas.
Pedimos que cada um em suas meditações dediquem metta para ele.

Dukkhappattaca niddukkha
Bhayappattaca nibbhaya
Sokappattaca nissoka
Hontu sabbepi panino

No Dhamma,

Jorge Aloice e toda diretoria da Sociedade Budista do Brasil

Saiba um pouco mais sobre este Venerável trabalhador no Dhamma.

Algumas das fotos de seu maravilhoso trabalho pelo Dhamma no Brasil.

SABBE SANKHARA ANICCATI / YADA PAÑÑAYA PASSATI / ATTHA NIB BINDATI DUKKHE / ESA MAGGO VISUDDHIYA/ SABBE SAMKHARA DUKKHATI /YADA PAÑÑAYA PASSATI / ATTHA NIB BINDATI DUKKHE/ ESA MAGGO VISUDDHIYA/ SABBE DHAMMA ANATTA’ TI / YADA PAÑÑAYA PASSATI/ ATTHA NIB BINDATI DUKKHE / ESA MAGGO VISUDDHIYA

Todas as coisas condicionadas são impermanentes. Se uma pessoa compreender isto pela sabedoria interior, desembaraça-se do sofrimento. Este é o Caminho da Purificação. Todos os fenômenos condicionados são vazios e insatisfatórios, trazem sofrimento. Se uma pessoa compreender isto pela sabedoria interior, desembaraça-se do sofrimento. Este é o Caminho da Purificação. Todas os agregados visíveis e invisíveis carecem de um eu permanente. Se uma pessoa compreender isto pela sabedoria interior, desembaraça-se do sofrimento. Este é o Caminho da Purificação.