Manual de Meditação Vipassana – 1983

O Buda disse: ‘Bhikkhus, existem dois tipos de enfermidades. Quais são as duas? Enfermidade física e enfermidade mental. Parece que existem pessoas que desfrutam o estar livre da enfermidade física por um ano ou dois… até mesmo por cem anos. Mas, bhikkhus, é raro neste mundo alguém que desfrute o estar livre da enfermidade mental nem que seja por um momento apenas, exceto aqueles que se libertaram das impurezas mentais.’

Os ensinamentos do Buda, e em particular o método de meditação ensinado por ele, tem como objetivo produzir um estado de saúde mental perfeita, equilíbrio e tranqüilidade. A palavra meditação é na verdade um pobre substituto para o termo original em Pali – bhavana, que significa ‘cultura’ ou ‘desenvolvimento’ isto é, cultura mental ou desenvolvimento mental. A meditação Budista ou bhavana, representa o desenvolvimento mental no sentido mais amplo da palavra. Seu objetivo é purificar a mente das impurezas e perturbações, tais como os desejos sensuais, raiva, má vontade, indolência, preocupações, inquietações e dúvidas, e cultivar qualidades como a concentração, atenção, inteligência, energia, a faculdade de análise, confiança, alegria, tranqüilidade e finalmente conduzir ao alcance da sabedoria máxima que é ver e compreender a natureza das coisas tal como elas na verdade são e realizar a verdade última, Nibbana.

Existem dois tipos de meditação. Uma é o desenvolvimento da concentração mental (samatha ou samadhi). Este tipo de meditação já existia antes do Buda. Portanto não é puramente Budista, mas não está excluída do campo da meditação Budista. A outra forma de meditação é conhecida como vipassana ou insight sobre a verdadeira natureza das coisas. Esse é um tipo de meditação essencialmente Budista. É um método analítico baseado na atenção plena, plena consciência e investigação.

(Walpola Rahula – What the Buddha Taught, 1974)
Extraído de: www.AcessoaoInsight.net

Ensinamentos dos Suttas:

Textos do Manual publicado pela SBB em 1983:

Textos de outros sites sobre a Meditação Vipassana: