Folheto distribuido no ECO 92

CENTRO BUDISTA THERAVADA DO RIO DE JANEIRO

Esta tradição budista vem de uma linhagem ainda não interrompida. datando do século VI a.C. É a escola mais antiga existente — a escola Theravada ou escola “ortodoxa”. O centro do Rio oferece várias acomodações ao público em geral, o terreno e as instalações são o fruto do trabalho e de doações voluntárias de inumeráveis pessoas que compreenderam a necessidade e importância da criação de condições ideais do ambiente para a prática da meditação e possibilitar assim que o máximo de pessoas desfrutem da felicidade da libertação da mente.
Está aberto diáriamente de 6 às 22 horas aos interessados em geral,
não importando, a que credo, costume ou tradição pertençam.

O SALÃO PRINCIPAL

As principais reuniões públicas são realizadas neste salão assim como todos os serviços religiosos, em presença da grande imagem do Buddha, a qual foi uma doação ao Centro Brasileiro do Ministério da Cultura de Sri Lanka, em 1988. O altar em estilo Thai (tailandês) contém uma série de imagens e é rodeado por várias figuras, cada item representando diferentes estilos nacionais e culturais. O conjunto produz uma atmosfera para o cultivo cultural e o treino indivídual sereno em paz e tranqüilidade através da meditação e do Dhamma (Doutrina). Todas as funções como as atividades religiosas, serviços de fim de semana, seguidos de meditação, bençãos e palestras sobre o Dhamma; cerimônias de iniciação, bençãos de aniversário, retiros de meditação, serviços comemorativos, de transferência de méritos, discussões sobre o Dhamma durante os retiros são todas realizadas no salão principal.

A BIBLIOTECA

Esta seção do Templo é adjacente ao salão principal. Os livros estão disponíveis somente para aqueles que são registrados como suportadores do Vihara (Templo). Para os que não são só poderão usá-la como referência no local, sem empréstimos. A biblioteca contém em seu acervo o Cânone Budista em línguas européias e orientais, como o francês, inglês, o pali em caracteres cingaleses e Thai. Há um número limitado de livros sobre Budismo em Português, assim como também títulos sobre outras filosofias e religiões.