História

Fundada oficiosamente (não-oficialmente) em 1955 por um grupo de estudiosos do Budismo, reuniam-se na sua sede primitiva a rua Teôfilo Otoni n° 123-A, 8° andar – Rio de Janeiro.

Só em 1967 foi fundada oficialmente a atual Sociedade Budista do Brasil, por membros da Sociedade Teosófica do Brasil, com sede na rua Imperatriz Leopoldina n° 8 ap. 1608 – (Rio de Janeiro), tendo por Presidente o engenheiro Murillo Nunes de Azevedo.

Em seus estatutos anteriores constava como principal missão a divulgação de todas as escolas budistas. No decorrer de sua existência, por vários motivos, consolidou-se como um espaço de divulgação e prática dos Ensinamentos da Escola Budista Theravada , ou dos Anciãos (Pali: thera “ancião” + vada “palavra, doutrina”).

A missão atual da Sociedade Budista do Brasil é ser uma referência de Centro de Estudos do Budismo Theravada no âmbito regional e nacional contribuindo na divulgação do Buda Dhamma, os Ensinamentos de Buda.

Nossa sede funciona na cidade do Rio de Janeiro e realizamos parcerias com grupos Theravada de outros estados como a Casa de Dharma em São Paulo e a Sociedade Vipassana de Meditação em Brasília. Indicamos ainda os retiros de 10 dias de Meditação Vipassana ensinada por S.N Goenka que recebe inscrições por esse site.

Nos últimos anos, além da presença do Ven. Puhuwelle Vipassi Thero, contamos também com a visita do Bhante Henepola Gunaratana, Bhante Yogavacara Rahula e Bhante Buddharakkhita.

Budismo Theravada

Budismo Theravada, ou Escola dos Anciãos é a escola mais próxima dos ensinamentos originais de Buda, por basear-se no Cânone Pali, preservado no idioma falado pelo Buda no século VI A.C..

Seguimos o Dhamma de Buda, resumido de forma mais sintética nas Quatro Nobres Verdades (ariya sacca): a verdade do sofrimento (dukkha), da origem (tanha) do sofrimento, da cessação (nibbana) do sofrimento e do caminho (magga) que conduz à cessação do sofrimento. Desta forma, o Budismo tem um compromisso com a superação do sofrimento e a realização da Felicidade.

A Escola Budista Theravada entende que o conhecimento teórico do Dhamma obtido através da estudo e aprendizado (pariyatti) e a prática deste através do cultivo da mente (bhavana) conduzente à correta concentração (samadhi ou jhana) e à adoção de uma vida de virtude (sila) devem complementar e reforçar uma à outra no caminho de realização direta (pativedha) da Verdade e do insight rendendo-nos sabedoria (pañña).


Arquivos Históricos

Aqui você pode consultar documentos e conhecer um pouco da história da SBB, um dos primeiros centros budistas do Brasil, e desfrutar das preciosas colaborações de instrutores, professores e membros que apoiaram a construção e manutenção da sede de Santa Teresa.

De 1999 a 2011:

De 1969 a 1999: 30 anos de história

Outros

Go to Top