Trabalho Voluntário

A Sociedade Budista do Brasil – SBB é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a promover a compreensão teórica e prática dos Ensinamentos (Dhamma) do Buda através dos ensinamentos da escola Theravada. Todos os eventos desenvolvidos, cursos, palestras, práticas meditativas e retiros são baseados no trabalho voluntário.

Ao analisar os motivos que mobilizam uma pessoa ao trabalho voluntário descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se defrontar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Em pali ou sânscrito, dana significa a prática da generosidade e da caridade. Do ponto de vista religioso ou filosófico acredita-se que a prática do bem representa o crescimento interior do próprio indivíduo. A caridade reforçada pela motivação, crenças, sistemas de valores e compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes trazem ao voluntário.

Estas são pessoas que descruzam os braços ao se darem conta que podem ser efetivos agentes de transformação pela própria natureza da generosidade, desprendimento, disponibilidade e leveza. Ele é um interlocutor, uma referência, servindo de ponte para um mundo melhor, mais fraterno onde as desigualdades são minimizadas. Qualquer voluntário, até mesmo um analfabeto, já dispõe de algum tijolo para construir essa ponte, ao transmitir amor, atenção, conhecimento, segurança, referência, limites e valores. Por isso nem sempre é necessário ser um profissional, ser treinado ou capacitado para auxiliar alguém nas dificuldades. Cuidando de quem eu posso, dentro das minhas potencialidades e possibilidades, eu cuido de mim mesmo e do mundo.

O segundo passo do nobre caminho óctuplo que leva à libertação do sofrimento, é o pensamento correto. A definição tradicional de pensamento correto é: pensamento de renúncia, pensamento de compaixão e pensamento de amizade amorosa (metta) – por vezes transmitidos como pensamento de não apego, pensamento de não crueldade e pensamento de não má-vontade.

A SBB convida a todos a praticarem todos eles de uma só vez! Convidamos todos para entrarem na nossa lista de e-mail de voluntários. Assim praticaremos numa cajadada só: renúncia (ao nosso tempo, mais que precioso), compaixão (por todos que sofrem e que poderão se beneficiar), e metta (por todos aqueles que já se beneficiam da prática – incluindo nós mesmos). Além disso, poderemos ver como os pensamentos saudáveis condicionam as ações saudáveis, e como as ações saudáveis reforçam ainda mais os pensamentos saudáveis (como ressalta o monge Zen vietnamita Thich Nhat Hanh).

Essa lista de e-mails de voluntários serve para cadastrar pessoas interessadas em colaborar com as diversas tarefas da sociedade, tais como: ajuda na divulgação dos eventos, gerenciar as inscrições nos eventos, venda de produtos, contratação de refeições para os retiros e cursos, pesquisa e locação de locais para retiros e cursos, ornamentação dos eventos, transporte de material, pesquisa e compra de passagens de convidados, tradução simultânea e/ou escrita, alimentação e manutenção do site, instrutores de yoga e relaxamento, contabilidade dos eventos, dentre outras.

Em resumo, todos são bem vindos a ajudarem a SBB. A forma mais comum das pessoas colaborarem é através dos mutirões (ver informações abaixo).

Mutirões

Periodicamente a SBB realiza mutirões de voluntários para realizar os mais diversos trabalhos de manutenção, reformas e melhorias na  sua sede em Santa Teresa. Foi somente graças aos mutirões e aos vários voluntários generosos, que doaram seu tempo e energia, que foi possível a recuperação dos estragos causados pelas chuvas do começo de 2010 e também as várias melhorias de infra-estrutura que vem sendo realizadas desde então, que possibilitaram, entre outras coisas, a realização de retiros com os monges Bhante Henepola Gunaratana e Bhante Piyadhammo, no começo de 2012, na sede de Santa Teresa. Sem os voluntários nos mutirões isso com certeza não seria possível! Nossa imensurável gratidão a todos aqueles que colaboraram nesse projeto!

Os mutirões são uma oportunidade de doarmos nosso tempo e energia para uma causa nobre e que beneficiará muitos seres. Todos são bem-vindos! Para se manter informado dos próximos mutirões é recomendável se cadastrar em nosso boletim informativo.

Os mutirões não tem hora certa de início e término… as pessoas vão chegando em diversos horários… algumas pessoas chegam na sexta à noite, muitas decidem pernoitar do sábado para o domingo. Para pernoitar é necessário reservar via sbb@sociedadebudistadobrasil.org, próximo da data do mutirão.

Local: os mutirões sempre acontecem na sede da SBB no bairro de Santa Teresa: Estrada Dom Joaquim Mamede, 45. MAIS INFORMAÇÕES DE COMO CHEGAR AQUI.

O que trazer:

  • Roupa para se trocar, toalha e sabonete.
  • Caso queira pernoitar, trazer roupa de cama (e reservar via sbb@sociedadebudistadobrasil.org).

Go to Top